'

Notícias



29 Jul

Uso de evidências científicas trazem mais segurança ao Fisioterapeuta


Publicado em: 29 JUL 2019 às 14:48:00

Tomar uma decisão baseada em evidências científicas garante melhor atendimento clínico, aumenta a chance de sucesso e diminui a margem de erro do Fisioterapeuta. Foi esta a certeza que os participantes tiveram ao ouvirem a palestra do Dr. Natanael Sousa durante CREFITO-9 Qualifica “Fisioterapia baseada em evidência científica”, realizado na sexta-feira (26/07).

 

 

 

Sousa deixou claro que os resultados baseados em evidências são muito mais satisfatórios do que os obtidos apenas a partir da expertise clínica. “A prática baseada em evidências (EBP) é um método de tomada de decisão clínica e prática que integra a melhor evidência de pesquisa científica disponível com a experiência clínica e os valores e circunstâncias únicos de um paciente”, explicou.

 

A presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região (CREFITO-9), Dra. Ingridh Farina da Silva, lembrou que 2019 é um ano especial para as profissões que comemoram seu cinquentenário e ressaltou que a busca pela valorização profissional e o respeito da sociedade vem com a entrega de um serviço de melhor qualidade.

 

As evidências científicas nos trazem segurança para tratar o paciente e se tornam grandes aliadas neste trabalho de transformar a nossa realidade, inclusive na luta pela melhor precificação dos procedimentos”.

 

Os cinco passospara o diagnóstico, o tratamento e o prognósticoda Fisioterapia baseada em evidência segundo a revista JAMA Evidence foram explicados pelo palestrante. São eles:

 

 

1) A identificação do problema – muitas vezes o Fisioterapeuta recebe o paciente com um prontuário que consta apenas a descrição do Código Internacional de Doenças (CID), cabe ao profissional fazer uma boa avaliação baseada nas melhores técnicas de diagnóstico para conseguir identificar realmente qual é a lesão ou disfunção do paciente.

 

 

2) Encontrar a melhor pesquisa possível – a partir da identificação da lesão, o Fisioterapeuta deve consultar a literatura e buscar quais são os melhores tratamentos para o caso e o principal acometimento que ela pode vir a trazer.

 

 

3) Avaliar as evidências da pesquisa – cabe ao profissional avaliar criticamente a aplicabilidade das evidências da pesquisa para a qualidade do tratamento.

 

 

4)Integrar as evidências de pesquisa com a experiência clínica e os valores e circunstâncias do paciente – é neste momento que o profissional vai aliar toda a sua expertise clínica com o que foi levantado nas pesquisar e conversar com o paciente para buscar o que ele espera do tratamento e apresentar o que você pode fazer por ele.

 

 

5) Avaliar a eficácianeste último passo o Fisioterapeuta verifica se todo o processo foi feito de maneira satisfatória e levanta as formas de melhorá-lo para uma futura aplicação.

 

Dr. Natanaeltambém apresentou as ferramentas de consulta disponíveis e plataformas que podem ser usadas pelos profissionais durante a fase de pesquisas para encontrar a melhor evidência científica.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação CREFITO-9

 


Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossas Política de Privacidade e Política de Cookies.

Entendi e Fechar
Precisa de ajuda? Converse conosco