Além da redução de custos hospitalares, a presença ininterrupta do profissional eleva o nível de recuperação do paciente.
Publicado em: 09 JUN 2020 às 13:11:00
Comunicação Crefito-9
Diante da necessidade da contratação emergencial de Fisioterapeutas para atuarem nos atendimentos dos pacientes hospitalizados no Pronto Atendimento (PA) adulto e infantil de Rondonópolis (217km de Cuiabá) durante a pandemia causada pela COVID-19. O Fisioterapeuta, Fábio Rodrigues Vieira, demonstrou para a Diretoria do PA do hospital a importância da assistência Fisioterapêutica nas Unidades de Emergência e Urgência.
Reconhecida pela Resolução do COFFITO Nº 509/2019 e considerando que o Fisioterapeuta é integrante de equipes da área da Saúde em diversos setores hospitalares como: Unidades de Terapia Intensiva – UTIs, Emergências, Pronto Atendimentos, dentre outros setores, a Diretoria do PA analisou os fatores e acatou o pedido, contratando os profissionais para assistência na unidade em tempo integral.
“Realizamos assistência a pacientes graves nas unidades de urgência e emergência, muitos destes, necessitam de suporte ventilatório, sendo nosso papel importante para admissão e condução da ventilação mecânica. Nossa atuação vai desde o preparo e ajuste do ventilador artificial à intubação, evolução do paciente durante a ventilação mecânica, interrupção e desmame do suporte”, explica o Fisioterapeuta Fábio Vieira.
Hoje, o Senado Federal deve aprovar o Projeto de Lei (PL1.985/19) que determina a permanência de profissionais de fisioterapia dentro dos Centros de Terapia Intensiva (CTIS) Adulto, pediátrico e neonatal em tempo integral para prestar assistência aos pacientes internados, uma vez que a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já estabelece a presença destes profissionais por 18h.
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossas Política de Privacidade e Política de Cookies.
Entendi e Fechar