'

Notícias



17 Set

Terapeuta Ocupacional tem Tecnologia Assistiva como aliada na inclusão


Publicado em: 17 SET 2019 às 14:35:00

Um arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover Vida Independente e Inclusão. Essa é uma das definições da Tecnologia Assistiva, área do conhecimento que tem sido aliada dos Terapeutas Ocupacionais para proporcionar à pessoa com deficiência maior independência nas mais diversas limitações, qualidade de vida e inclusão social. 

 

Hoje existe uma gama de recursos, entre eles brinquedos e roupas adaptadas, computadores, softwares e hardwares especiais, que contemplam questões de acessibilidade, recursos para mobilidade manual e elétrica, equipamentos de comunicação alternativa, chaves e acionadores especiais, aparelhos de escuta assistida, auxílios visuais, materiais protéticos e milhares de outros itens confeccionados ou disponíveis comercialmente. 

 

O trabalho do Terapeuta Ocupacional na tecnologia assistiva envolve a avaliação da necessidade dos usuários, suas habilidades físicas, cognitivas e sensoriais. Avalia a receptividade do indivíduo quanto à modificação ou o uso da adaptação. 

 

A Tecnologia Assistiva visa melhorar a funcionalidade de pessoas com deficiência. O Terapeuta Ocupacional Dr. Jorge Scarpellini, vice presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região (CREFITO-9) explica que por meio dos recursos da tecnologia assistiva é possível fazer adaptações para as Atividades da Vida Diária (AVD’s) em diversas áreas, com alimentação, higiene, vestuário, educação. 

 

A meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE) que normatiza o atendimento educacional especializado (AEE) e orienta a comunidade educativa e as políticas públicas voltadas para educandos com deficiência (intelectual, física, auditiva, visual e múltipla), transtorno global do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades prevê o uso dos recursos e serviços da tecnologia assistiva. Neste contexto, o Terapeuta Ocupacional é imprescindível para promover a educação inclusiva.


Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossas Política de Privacidade e Política de Cookies.

Entendi e Fechar
Precisa de ajuda? Converse conosco