Publicado em: 20 JUL 2020 às 15:28:00
A Fisioterapia na Saúde da Mulher é uma especialidade regulamentada pela Resolução no 372/2009 do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), que tem como finalidade a ampla atuação fisioterapêutica ao longo do ciclo vital feminino: na infância, na gestação, no trabalho de parto e parto, no puerpério, no climatério e na terceira idade.
A Associação Brasileira de Fisioterapia em Saúde da Mulher (ABRAFISM) é uma associação civil, sem fins lucrativos, reconhecida pelo COFFITO para representar os fisioterapeutas que atuam na área de Saúde da Mulher no Brasil.
As áreas de atuação da especialidade incluem a atuação do fisioterapeuta em uroginecologia, coloproctologia, ginecologia, obstetrícia e mastologia. O fisioterapeuta que atua nesta especialidade é referência no atendimento às mulheres e sua formação inclui amplo estudo do assoalho pélvico e sua função. O fisioterapeuta especializado em saúde da mulher tem um olhar voltado à integralidade, funcionalidade e aspectos socioculturais, e ao mesmo tempo desempenha papel específico dotado de habilidades e competências para executar o diagnóstico cinético-funcional e utilizar recursos próprios para tratar problemas uroginecológicos e coloproctológicos que envolvam alterações funcionais globais do sistema musculoesquelético e específicos do assoalho pélvico.
Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia por COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus (SARS-COV-2), que desencadeou crise sanitária mundial. Diante desta situação de crise global, a Fisioterapia na Saúde da Mulher em suas diversas áreas de atuação, incluindo a uroginecologia e coloproctologia tem o desafio de oferecer continuidade ao seu importante trabalho clínico nos sistemas público e privado com segurança aos profissionais e pacientes, considerando a adoção de medidas de isolamento social.
Confira a recomendação completo anexa nesta sessão!
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossas Política de Privacidade e Política de Cookies.
Entendi e Fechar