'

Notícias



14 Jul

Incontinência Urinária Feminina


Publicado em: 14 JUL 2021 às 08:55:00

Crefito-9
Crefito-9

A International Continence Society (ICS) define incontinência urinária (IU) como queixa de qualquer perda involuntária de urina. Afeta 27% da população mundial de ambos os sexos e é duas vezes mais frequentes em mulheres atingindo 30 a 70% das mulheres na menopausa.

 

Os tipos mais comuns são: Incontinência Urinária de Esforço (prevalente em 86%), de Urgência e Mista. Fatores de risco: idade, raça, herança genética correlacionada ao colágeno, tabagismo, obesidade, baixo nível socioeconômico, atividades com grande esforço físico, cirurgias ginecológicas, parto, episiotomia, peso do RN, duração do trabalho de parto e apresentação fetal não cefálica. 

 

Para que não ocorra a incontinência urinária, é necessário que haja um funcionamento adequado do aparelho urinário inferior, que implica integridade anatômica e dos centros e vias nervosas que coordenam a ação da musculatura do aparelho urinário e do pavimento pélvico.

 

Há uma complexa coordenação das estruturas do Assoalho Pélvico (sistemas urinário, genital e intestinal), a qual, quando interrompida, causa Disfunções com importante repercussão clínica.

 

A fisioterapia, como forma abrangente de tratamento, visa a prevenção e tratamento da IU por meio da educação da função miccional, informação a respeito do uso adequado da musculatura do assoalho pélvico, bem como o aprendizado de técnicas e exercícios para aquisição do fortalecimento muscular. 

 

São objetivos principais da fisioterapia a reeducação da musculatura do assoalho pélvico e seu fortalecimento, visto que, na maioria dos tipos de incontinência urinária, está presente uma redução da força desta musculatura.

 

Entre as principais modalidades de tratamento fisioterapêutico para a incontinência urinária, encontram-se: o biofeedback, mudanças comportamentais, a eletroestimulação neuromuscular, os cones vaginais, cinesioterapia, entre outros recursos. É indicado uma avaliação pela Fisioterapeuta onde será definido o melhor programa de tratamento.

  

Dra. Ximena Martins Ruiz de Lima -Crefito 9/118272-F é Fisioterapeuta, Pós Graduada em Fisioterapia Pélvica e em Fisioterapia Oncológica. Docente na Faculdade de Fisioterapia/Unic Sinop Docente na Pós-Graduação em Fisioterapia Pélvica e Membro da Câmara Técnica de Saúde da Mulher do Crefito9.


Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossas Política de Privacidade e Política de Cookies.

Entendi e Fechar
Precisa de ajuda? Converse conosco