Publicado em: 31 OUT 2019 às 12:11:00
Há 50 anos alguns poucos homens e mulheres pioneiros que já atuavam realizando Fisioterapia e Terapia Ocupacional no Brasil lutaram pelo reconhecimento e regulamentação dessas profissões no país. A história que nos precede é linda e grandiosa, nascida do engajamento e mobilização social de profissionais que tinham em mente que a saúde é integral, inteira, individual, coletiva e direito de todos vindo a ser reafirmada na Constituição Federal de 1988.
Em Mato Grosso a história da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional se confunde com a própria história do Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa. Em 1976 quando os primeiros profissionais do estado se organizaram para criar uma rede que atendesse a demanda de reabilitação da época.
Ao longo desses 50 anos observamos o amadurecimento, a transformação e o crescimento técnico e científico dessas duas profissões de forma exponencial.
O Fisioterapeuta é o profissional da área da saúde responsável por devolver a funcionalidade da pessoa, permitindo que ela viva com mais qualidade cada movimento, seja na infância, na vida adulta ou durante o envelhecimento. Como especialista do movimento humano ele compreende os impactos das manifestações das doenças e disfunções no corpo e ajuda a reorganizá-las, tratando, minimizando incapacidades, corrigindo, cuidando, fortalecendo para que o indivíduo desenvolva suas atividades sem dor ou dificuldades em sua melhor performance possível.
Hoje o Fisioterapeuta é profissional de primeiro contato, não necessário encaminhamento de outros profissionais para buscar os seus serviços, não tendo subordinação a qualquer outra profissão da saúde. Através do seu diagnóstico ele prescreve seu próprio tratamento e define juntamente com seu paciente a sua conduta clínica. Essa é a identidade da Fisioterapia, seu DNA e queremos continuar evoluindo em prol de uma sociedade com mais qualidade de vida por mais 50 anos.
O Terapeuta Ocupacional planeja e gerencia a atenção, assistência e cuidado a indivíduos e coletivos que possuem dificuldade no seu fazer cotidiano, no engajamento, envolvimento, desempenho ocupacional e/ou na participação ativa na vida em sociedade.
Ele utiliza como instrumento de intervenção diferentes atividades humanas como artes, o trabalho, o lazer, a cultura, as atividades artesanais, o autocuidado, as atividades cotidianas e sociais, dentre outras atuando em diferentes contextos. O T.O, como carinhosamente nos identificamos, é profissional implicado com a saúde dos sujeitos e coletivos, e tem forte engajamento social e político compromissado com as populações atendidas. Daí sua variedade de campos de atuação como saúde mental, assistência social e educação.
Atua em situações de risco de fragilidade e vulnerabilidade social e problemas de ordem cognitiva e mental em diferentes níveis de complexidade. Auxilia na integração das pessoas aos diferentes cenários sociais, conforme suas demandas pessoais, necessidades ou interesses, visando a auto realização.
Em quais áreas temos Terapeutas Ocupacionais Especialistas?
Em Contextos Hospitalares
Nas comunidades em Saúde Comunitária e de Família
Na Gerontologia em casas de repouso, clínicas, consultórios
Na Saúde Mental nos CAPs, CAps I, Centros de reabilitação e outros equipamentos de saúde
Nas escolas em Contextos escolares
Nas Práticas Integrativas com o Terapeuta Ocupacional Acupunturista.
Nos Contextos Sociais
Procure o seu Terapeuta Ocupacional e tenha mais autonomia nos próximos 50 anos.
Em quais áreas temos Fisioterapeutas Especialistas ?
Na Saúde da Mulher nas clínicas, casas de parto, maternidades ou consultórios;
No Esporte com o Fisioterapeuta Esportivo
Nos Hospitais, UTIs ou Home Care com o Fisioterapeuta Intensivista, da Fisioterapia Respiratória ou da Cardiovascular.
Na Gerontologia nos cuidados com o envelhecimento saudável
Nas Práticas Integrativas com os Fisioterapeutas Acupunturistas, da Osteopatia e da Quiropraxia.
Nas piscinas de clínicas, clubes com a Fisioterapia Aquática
Nos hospitais, ambulatórios ou clínicas com o Fisioterapeuta Oncológico (processos durante ou após o câncer e suas repercussões)
Nas Clínicas, spas, centros cirúrgicos ou consultórios com o Dermatofuncional.
Nos centros de reabilitação, creches com a Neurofuncional
Em todos os ambientes de saúde na Traumato-Ortopédica
Nas empresas, fóruns ou clínicas o Fisioterapia do Trabalho.
Parabéns a você Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional por há 50 anos reabilitarem vidas!!!
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossas Política de Privacidade e Política de Cookies.
Entendi e Fechar