Publicado em: 20 ABR 2020 às 22:21:00
Crefito 9
A ASSOCIAÇÃO DE MEDICINA INTENSIVA BRASILEIRA – AMIB, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MEDICINA DE EMERGÊNCIA – ABRAMEDE, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA E FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA – ASSOBRAFIR E SOCIEDADE BRASILEIRA PARA A QUALIDADE DO CUIDADO E SEGURANÇA DO PACIENTE – SOBRASP emitiram nota sobre o uso de cápsula acrílica e sobre o uso de dispositivos acessórios, câmara, tendas e boxes, para proteção da equipe multiprofissional no atendimento a pacientes com suspeita ou confirmação de infecção por Coronavírus (SARS-CoV-2) em ambientes hospitalares.
A AMIB, ABRAMEDE, ASSOBRAFIR e a SOBRASP, teceram importantes considerações sobre estes dispositivos como as cápsulas acrílicas, que precisam ser melhor discutidas antes da utilização em UTIs: Entre os argumento citados estão a não existência de estudos clínicos da eficácia do dispositivo como forma de proteção para os profissionais de saúde, além da necessidade de descontaminação com autoclave, o que poderia danificar o material; A nota traz ainda considerações sobre a ventilação Não-Invasiva convencional com aparelhos como BIPAP E CPAP associado uso de dispositivos tipo “câmara, tendas e boxes”. Leia na íntegra a nota emitida no link Covid-19 do site do Crefito9 entre demais documentos técnicos.
Importante destacar que as associações reforçam que o uso destes novos equipamentos propostos NÃO substitui o uso dos Equipamentos de Proteção Individual adequados contra procedimentos que geram aerossóis e gotículas.Em tempos de pandemia, todas as ações são louváveis, porém podem trazer riscos reais para os profissionais de saúde. O uso de EPIs adequadas continua a ser obrigatório pelas equipes, sob o risco de contaminação e adoecimento da força de trabalho.
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossas Política de Privacidade e Política de Cookies.
Entendi e Fechar