Publicado em: 11 FEV 2022 às 09:46:00
Assessoria de Imprensa Crefito-9 - Larissa Klein
Crefito 9
Nesta sexta-feira, 11 de fevereiro, é celebrado o Dia do Especialista em Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional. O fisioterapeuta especialista em traumato-ortopédica funcional é uma das áreas da fisioterapia responsável por cuidar da saúde funcional do indivíduo, sendo reconhecida e regulamentada pela resolução n° 260, de 11 de fevereiro de 2004. A especialidade contribui na elaboração de trabalhos preventivos, através da intervenção funcional e proprioceptiva. Atua também, na investigação, na prevenção e no tratamento de doenças e disfunções relacionadas a ossos, músculos, articulações e ligamentos. Ela também foca no processo de reabilitação de traumas, fraturas, entorses ligamentares, amputações e lesões musculares.
A fisioterapia traumato-ortopédica funcional, previne, promove e reabilita pacientes que fornece o diagnóstico dos distúrbios cinético-funcionais, a partir da análise de dados. A atuação desta especialidade se dá a partir de técnicas fisioterapêuticas promotoras do bem-estar e conforto dos pacientes, através de conhecimentos como, técnicas miofasciais aplicada às lesões; eletroterapia, termoterapia e fototerapia; técnicas de ganho de flexibilidade; avaliação de exames complementares como apoio diagnóstico nas lesões, entre outros.
Qual o papel do fisioterapeuta traumato-ortopédico?
Hoje em dia, uma grande parcela da população apresenta pelo menos um caso de patologia ortopédica, o que gera dores e desconfortos na execução de atividades comuns do dia a dia.
Podemos citar entre as patologias ortopédicas mais comuns entre os brasileiros: tendinite, distensões musculares, bursites e rupturas de ligamento.
Em casos como esses, a Fisioterapia Traumato-Ortopédica tem papel fundamental, para ajudar a reduzir os sintomas, além de prevenir cirurgias e promover uma melhor qualidade de vida ao paciente.
Alguns dos principais recursos que podem ser utilizados na Fisioterapia Traumato-Ortopédica são:
Recursos eletrotermofototerápicos: Estimulação Elétrica Transcutânea (TENS), Estimulação Elétrica Neuromuscular (EENM), laser, ondas curtas, infravermelho e ultrassom.
Terapia manual: técnicas de mobilização e manipulação articular de Maitland, Mulligan, Kaltenborn, com o intuito de diminuir algias, rigidez e reposicionamento do segmento.
Cinesioterapia: conjunto de exercícios terapêuticos que ajudam na reabilitação de diversas situações, fortalecendo e alongando os músculos.
Fonte: Especialidade, fisioterapia, traumato-ortopédica
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossas Política de Privacidade e Política de Cookies.
Entendi e Fechar