Ao analisar o referido edital nos deparamos com os valores ofertados ao plantão do profissional Fisioterapeuta
Publicado em: 01 ABR 2020 às 00:03:00
Crefito-9
Crefito-9
Diante da situação declarada de pandemia ocasionada pelo coronavírus, compreendendo a disponibilização de oferta de novos leitos, e necessidade premente de mais profissionais Fisioterapeutas para o manejo de pacientes em estado crítico, em especial, os internados em UTIs, o Crefito9 solicitou ao Governo do Estado e da capital contratação urgente de mais profissionais para suprir a demanda, prevendo também evitar a sobrecarga de trabalho dos profissionais que já se encontram nos serviços (Síndrome de Burnout) bem como os que se enquadram nos grupos de risco.
O Governo do Estado lançou nesta segunda-feira (30.03) o edital para contratação emergencial de 751 profissionais entre eles 120 vagas para Fisioterapeutas, para atender às unidades de saúde estaduais. Conforme o edital, os profissionais selecionados irão atender aos Hospitais Regionais de Rondonópolis, Cáceres, Sinop, Sorriso, Alta Floresta e Colíder, assim como o Hospital Estadual Santa Casa e o Hospital Metropolitano de Várzea Grande que serão referências macrorregionais para o atendimento ao Covid-19. Ao analisar o referido edital nos deparamos com os valores ofertados ao plantão do profissional Fisioterapeuta de R$ 265,00 para cada plantão de 12horas ininterruptas, em pé, imbuído de toda responsabilidade que sua função exige.
Os Fisioterapeutas e em especial o Fisioterapeuta Intensivista realiza assistência a pacientes graves que necessitam de suporte ventilatório tendo importante papel na condução da ventilação mecânica, desde o preparo e ajuste do ventilador artificial à intubação, evolução do paciente durante a ventilação mecânica, interrupção e desmame do suporte ventilatório. A intervenção fisioterapêutica é fundamental para a melhora rápida dos pacientes e, portanto diminui drasticamente os custos hospitalares pela baixa permanência dos pacientes críticos nas UTIs evitando gastos maiores com os mesmos (PEREIRA; SILVA, 2015).
Diante da responsabilidade técnica e científica do profissional Fisioterapeuta e do seu papel neste contexto, o CREFITO9 zelando pela ética da profissão e pelo bom nome dos que a praticam NÃO ACEITA OS VALORES OFERECIDOS para o plantão de 12h aos seus profissionais, pelo referido edital. O Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos (RNPF), uma conquista da categoria, traz em seu escopo os referenciais mínimos que devem ser praticados pelos profissionais e pelo mercado e não podemos nos submeter a essa proposta que desvaloriza e precariza o trabalho dos nossos profissionais.
O CREFITO9 esteve nesta manhã de terça-feira (31) na Secretaria Estadual de Saúde em reunião com equipe técnica do gabinete do Secretário de Saúde e demais conselhos profissionais, para discutir a disponibilização de EPIs aos trabalhadores. A presidente Ingridh Farina da Silva reuniu-se com a secretária adjunta de saúde Danielle Pedroso Dias Carmona e apresentou à gestão a proposta de unificação dos protocolos clínicos fisioterapeuticos do Covid-19. Na ocasião solicitou à secretária a revisão dos valores previstos no edital de seleção para contratação dos Fisioterapeutas, e defendeu a utilização do RNPF como padrão de referência.
O CREFITO9 solicitou ainda a inserção de Terapeutas Ocupacionais para os contextos hospitalares, dentro do processo seletivo em especial neste momento de crise.
“Diante de tudo a que o profissional estará exposto e responsabilidade que ele tem, não mediremos esforços para garantir a valorização dos nossos profissionais”
O CREFITO9 informa ainda que entrará com impugnação administrativa dos valores do referido edital e todas as medidas cabíveis serão tomadas.
Referências
PEREIRA R. R. R; SILVA F. M. F., A importância da inclusão do fisioterapeuta na unidade de terapia intensiva, CEAFI, Goiânia, 2015.
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossas Política de Privacidade e Política de Cookies.
Entendi e Fechar