'

Notícias



07 Mai

CREFITO-9 se instala na região Médio Norte de Mato Grosso e fiscaliza hospitais


Publicado em: 07 MAI 2019 às 11:55:00

Dando continuidade ao trabalho de fiscalização e ampliação da capacidade de apuração de denúncias que o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região (CREFITO-9) vem desenvolvendo nos últimos meses, a  agente de fiscalização Anaíra Righi Peixoto instalou-se em Sinop na semana passada.

 

 

Ela ficará lotada no escritório de representação regional do Conselho e será responsável pela fiscalização em toda a região. Após quase dois meses de treinamento prático e teórico, a agente do Departamento de Fiscalização (Defis) do Conselho realizou a primeira rodada de vistoria nos hospitais da região.

 

 

Em Sorriso, Anaíra vistoriou um hospital particular e constatou diversas irregularidades, dentre elas a ausência de coordenador de UTI com título de especialista e a falta de cobertura fisioterapêutica na UTI por 18 horas como determina a legislação.  Diante disso, o hospital foi autuado.  Ainda em Sorriso, a agente de fiscalização vistoriou uma clínica onde não encontrou irregularidades.

 

 

O Hospital Regional de Sinop também recebeu a fiscalização do CREFITO-9. O atendimento fisioterapêutico na unidade é realizado pela equipe de uma empresa privada terceirizada, tanto na UTI quanto nos ambulatórios. A cobertura do hospital e a coordenação da UTI estão de acordo com a legislação. Entretanto, no período vespertino há apenas um Fisioterapeuta para atender 20 leitos.  Por esse motivo e por ter problemas na evolução dos prontuários, a equipe foi autuada.  

 

 

A agente também constatou que os ventiladores mecânicos da UTI e box de emergência estão sem calibragem, manutenção e bateria. Diante dessa grave situação, ela autuou o hospital.

 

 

“Com a bateria vencida, em caso de falta de energia, o paciente que está em ventilação mecânica pode vir a óbito. Além disso a célula de O2, responsável por medir a quantidade de oxigênio que é liberada para o paciente está estragada”, conta Anaíra. 

 

 

Em Sinop, um atendimento na modalidade Home Care também foi fiscalizado pela agente que não constatou nenhuma irregularidade.

 

 

Essa rodada de vistorias foi encerrada em Nova Mutum, onde Anaíra fiscalizou um hospital que não tem UTI mas tem uma Fisioterapeuta. A profissional trabalha 30 horas semanais em regime CLT, a agente do CREFITO-9 orientou a profissional quanto a elaboração correta dos prontuários e verificou as dificuldades encontradas por ela no exercício da sua profissão,  como a falta gasometria no hospital.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação CREFITO-9


Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossas Política de Privacidade e Política de Cookies.

Entendi e Fechar
Precisa de ajuda? Converse conosco