Publicado em: 03 MAR 2020 às 17:25:00
Mobilizado pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região (CREFITO-9), um grupo de Fisioterapeutas de Mato Grosso reuniu-se com o deputado estadual Paulo Araújo (PP) para pedir que o Projeto de Lei (PL) nº 718/19 que garante a cobertura fisioterapêutica por 24 horas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do estado seja colocado em votação o quanto antes. A reunião foi realizada nessa segunda-feira (02/03) no gabinete do deputado.
O projeto foi apresentado em junho do ano passado e neste momento aguarda o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT). A presidente do Conselho, Dra. Ingridh Farina da Silva, reforça que a cobertura assistencial fisioterapêutica nas UTIs e CTIs visa à proteção da sociedade, uma vez que a presença do profissional de Fisioterapia traz inúmeros benefícios aos pacientes.
Segundo ela, os procedimentos adotados pelos Fisioterapeutas podem salvar vidas e a ausência deste profissional em um período de instabilidade ou intercorrência do paciente crítico compromete a qualidade da assistência.
“Há pesquisas que comprovam que a presença do Fisioterapeuta em período integral nas UTIs reduz em até 40% o tempo de internação, isso significa mais qualidade de vida ao paciente, redução de riscos e complicações ocasionados pelo tempo prolongado dentro das unidades de tratamento intensivo. Os estudos também comprovam a excelente relação custo-benefício para a adoção de um período mais extenso de assistência fisioterapêutica nas UTIs”, informa Dra. Ingridh.
A urgência da aprovação deste projeto é ainda maior uma vez que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária propôs, ao final de 2019, uma reavaliação da RDC-7, que irá, dentre outras mudanças, desobrigar a oferta de assistência fisioterapêutica em UTIs por, no mínimo, 18 horas, em três turnos.
Próximos passos - O deputado Paulo Araújo vai agendar uma reunião com o deputado Dr. Eugênio (PSB), relator do projeto na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, para que o Crefito-9 possa apresentar a importância da aprovação desta lei e os benefícios da presença do Fisioterapeuta nas UTIs .
Fonte: Assessoria de Comunicação CREFITO-9
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossas Política de Privacidade e Política de Cookies.
Entendi e Fechar