Publicado em: 12 SET 2019 às 10:53:00
Com o tema “Setembro Amarelo – Vamos dar as Mãos”, a campanha nacional pretende conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio, principalmente de crianças e adolescentes. Em Mato Grosso, diversas ações estão sendo realizadas para alertar sobre o tema.
Nessa terça-feira (10), dia Mundial de Prevenção do Suicídio, o vice-presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região (CREFITO-9), Terapeuta Ocupacional, Dr. Jorge Damião Scaperllini, participou da abertura da Semana de Prevenção ao Suicídio da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) campus Barra do Bugres.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a terceira causa de óbito entre os jovens de 15 a 29 anos, ficando atrás de violência interpessoal e acidentes de trânsito. Transtornos mentais como depressão, transtorno de afetivo bipolar, personalidade, esquizofrenia e uso abusivo de bebidas alcoólicas ou outras drogas são alguns fatores de risco. Terapeutas Ocupacionais e Fisioterapeutas, devem estar atentos aos sinais e sintomas precoces.
A Terapia Ocupacional pode auxiliar o indivíduo a redescobrir e ressignificar os seus papéis ocupacionais, além disso, o Terapeuta Ocupacional pode ser a ponte ente o paciente, outros profissionais e familiares.
No ano passado, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) deu início a uma campanha que apresentou a atuação da Terapia Ocupacional na área da Saúde Mental, especialmente na prevenção de suicídios, reforçando, assim, a relação da profissão com o tema.
Fonte: Ascom Crefito-9
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossas Política de Privacidade e Política de Cookies.
Entendi e Fechar