Publicado em: 11 JUN 2019 às 15:08:00
Com o tema central “As Inovações em Fisioterapia Dermatofuncional: a prática baseada em evidência”, a Jornada ABRAFIDEF de Fisioterapia Dermatofuncional 2019, realizada pela Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional (ABRAFIDEF) com o apoio institucional do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região (CREFITO-9), reuniu centenas de profissionais no último final de semana em Campo Grande – MS.
A Fisioterapia em Hanseníase, uma das áreas de atuação da especialidade dermatofuncional, foi um dos assuntos abordados. A presidente do CREFITO-9, Dra. Ingridh Farina da Silva, falou sobre a importância e as frentes de trabalho do Fisioterapeuta diante dessa neuropatia periférica. Antes disso, a presidente participou da reunião das Câmaras Técnicas de Fisioterapia Dermatofuncional dos Conselhos Regionais e compôs a mesa de abertura do evento.
A transmissão de conhecimento e ensinamentos de procedimentos próprios da Fisioterapia por Fisioterapeutas em cursos de estética foi um dos assuntos mais debatidos durante a Jornada. A atitude , que é vedada pelo Artigo 30 do Código de Ética da Fisioterapia, tem crescido e causado uma concorrência desleal no mercado, uma vez que técnicas a atos privativos do Fisioterapeuta têm sido repassados a outros profissionais. “Cabe a nós preservar a nossa profissão, não podemos ensinar procedimentos próprios da Fisioterapia visando à formação profissional de outrem, que não seja, acadêmico ou profissional de Fisioterapia”, destaca a presidente do CREFITO-9.
Inovações – A Dra. Karina Borges Ferreira de Santa Catarina apresentou a atuação do Fisioterapeuta no processo intraoperatório de cirurgias plásticas e vasculares, permitindo a otimização dos resultados. “Hoje o Fisioterapeuta tem condições de estar presente no centro cirúrgico, já na fase aguda. Mas para isso nós precisamos de formação, temos que entender o porquê da Fisioterapia nesta fase e conhecer as ferramentas que podemos usar, sempre pensando na segurança do paciente”, relatou Dra. Karina.
O uso de Células-tronco mesenquimais e interface na Fisioterapia Dermatofuncional, a influência do ciclo menstrual nos tratamentos estéticos e o uso do Jett Plasma em Fisioterapia Dermatofuncional também estão entre as inovações levadas aos profissionais.
O presidente da ABRAFIDEF, Dr. Juliano Tibola destacou as possibilidades de atuação do Fisioterapeuta em procedimentos injetáveis, uso de medicamentos e substâncias cosméticas normatizadas. “Foi uma apresentação bastante rica e técnica, baseando-se na legislação ele esclareceu as limitações do uso, as questões éticas, dentre outros pontos”, conta a presidente do CREFITO-9.
Congresso Brasileiro – De 3 a 6 de setembro de 2020 em Fortaleza-CE será realizada a V edição do Congresso Brasileiro de Fisioterapia Dermatofuncional.
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossas Política de Privacidade e Política de Cookies.
Entendi e Fechar