Durante os dois de evento ocorrerão painéis, discussões dialogadas, avaliações de funcionalidade e grupos de trabalho com representantes dos Centros Especializados em Reabilitação (CER) de todo o Estado
Publicado em: 14 ABR 2022 às 09:20
Assessoria de imprensa Crefito-9 – Larissa Klein com Secretaria de Estado de Saúde
O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região (Crefito-9) e o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) participam nesta quarta e quinta-feira (13 e 14.04), da Oficina de Qualificação da Rede de cuidados à pessoa com deficiência no Estado do Mato Grosso. O evento realizado pelo Ministério da Saúde ocorre no Hotel Holiday Inn, em Cuiabá.
Durante os dois dias de evento acontecem painéis, discussões dialogadas, avaliações de funcionalidade e grupos de trabalho com representantes dos Centros Especializados em Reabilitação (CER) de todo o Estado.
Segundo a vice-presidente do Coffito, Ana Carla de Souza Nogueira, a oficina é muito importante para a qualificação da Rede de cuidados à pessoa com deficiência. “Até por conta disso o Coffito articulou junto ao Ministério da Saúde para realização dessa oficina e de outros eventos que agregam ao nosso trabalho. E a nossa presença e a do Crefito-9 no evento, assim como dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do Estado, profissionais tão importantes no processo de reabilitação, é essencial. Vamos aprender juntos sobre como fazer melhor”, afirmou.
Mesmo pensamento da presidente da presidente do Crefito-9, Ingridh Farina da Silva. “Um evento essencial, sabemos da relevância dos centros de reabilitação, uma rede que infelizmente por uma série de situações complexas está fragilizada. Então ações como essa que impactam diretamente é tão importante. E uma vez que a gente está falando sobre rede de reabilitação não posso deixar de destacar, que ela não existe sem o terapeuta ocupacional, um profissional escasso em Mato Grosso. E o Crefito-9 está articulando para captar recursos para a abertura do 1° Curso de Terapia Ocupacional em Mato Grosso, no campus da Unemat, em Cáceres. Para quem sabe daqui a quatro anos a gente possa ter esse profissional formado no nosso próprio Estado”, ressaltou.
Para o Coordenador Geral da Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, Ângelo Roberto Gonçalves, a oficina gerará muitos frutos. Mato Grosso é o sexto Estado brasileiro a receber a qualificação.
“Muitas vezes o recurso está a disposição para os Estados e municípios expandirem essa rede de cuidados à pessoa com deficiência, porém muitos não vem até a gente. Então a ideia desse evento é capacitar e dar subsídios para que os gestores entendam como funciona e consigam acessar esses recursos para que essa rede cresça. Por exemplo, Mato Grosso não possui um CER 4, que é voltado para reabilitação visual, e existe recurso para isso, então esperamos que dessa oficina novos caminhos sejam trilhados para oferecer um serviço melhor a população”.
O diretor do Centro Especializado em Reabilitação Dom Aquino Correa (Cridac), Luiz Antônio Ferreira, pontua que a oficina é possível graças ao incentivo da SES, que objetiva expandir essa Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e permitir fácil acesso ao atendimento por meio dos Centros Especializados em Reabilitação (CER).
“A Secretaria trabalha para ampliar a descentralização da Rede de Cuidado. Ou seja, para que o cidadão do interior consiga realizar a reabilitação no seu município. Aumentamos os incentivos aos municípios e serão pagos recursos para a compra de equipamentos para reabilitação no próprio município. O Ministério da Saúde percebeu a nossa movimentação e trouxe a oficina para aprimorar ainda mais esse trabalho”, comemora o gestor.
Atualmente, dos 141 municípios de Mato Grosso, 132 já dispõem de uma unidade de reabilitação. Já o Estado dispõe de sete Centros Especializados em Reabilitação, sendo dois em Cuiabá (um gerido pelo Estado e outro pela Capital), e os demais em Rondonópolis, Barra do Graças, Sinop, Cáceres e Várzea Grande, sendo geridos pelos municípios.
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossas Política de Privacidade e Política de Cookies.
Entendi e Fechar