Publicado em: 22 JAN 2020 às 13:26:00
O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região (CREFITO-9) recebeu Fisioterapeutas que atuam com a especialidade dermatofuncional para discutir a regulamentação da utilização de procedimentos injetáveis. O encontro foi realizado na manhã desta terça-feira (21/01) na sede da autarquia em Cuiabá.
Além do Acórdão nº 611 de 11 de abril de 2017 que normatiza a utilização e ou indicação de substâncias de livre prescrição pelo Fisioterapeuta, o reconhecimento da atuação do Fisioterapeuta na Ozonioterapia, a regulamentação da utilização da intradermoterapia/mesoterapia e a regulamentação do uso do Plasma Rico em Plaquetas (PRP) para fins terapêuticos não transfusionais foram colocados em pauta.
A presidente do CREFITO-9, Dra. Ingridh Farina da Silva e a conselheira Dra. Dúbia Beatriz Oliveira Campos apresentaram às profissionais presentes a importância da segurança de aplicabilidades dos procedimentos que podem ser regulamentados. “A questão vai muito além do sim ou do não. Temos que buscar formas de garantir a segurança do profissional e do paciente”, pontua Dra. Ingridh.
Dentre os pontos que envolvem essa segurança estão a capacidade em lidar com os efeitos colaterais e repercussões provenientes dos procedimentos, o ambiente adequado para a aplicação, a segurança jurídica para atuar.
Este encontro teve como objetivo expor tais pontos e ouvir o posicionamento de quem trabalha com as especialidades que serão afetadas com a decisão. O posicionamento institucional do CREFITO-9 será definido durante a reunião Plenária que será realizada até a primeira semana de fevereiro.
Fonte: Assessoria de Comunicação CREFITO-9
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossas Política de Privacidade e Política de Cookies.
Entendi e Fechar