'

Notícias



24 Abr

Crefito 9 colabora com projeto da UFMT que produz protetores faciais ‘Face Shields’


Projeto é desenvolvido pelo Laboratório de Arquitetura e Urbanismo (Lab-au) e já entregou mais de 1.700 protetores faciais em MT.

Publicado em: 24 ABR 2020 às 15:16:00

A presidente do Crefito 9, Dra. Ingridh Farina da Silva, visitou o laboratório do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), para conhecer esse projeto que é pioneiro no estado. A partir de impressoras 3D e cortadores à laser, a equipe do Lab-au, tem produzido protetores faciais conhecidos como “face shields”, insumo importantíssimo entre os equipamentos de proteção individual para os profissionais que fazem o manejo de pacientes sobretudo com infecções respiratórias.

Na perspectiva de colaborar com o projeto e facilitar a logística para o acesso dos profissionais a esses insumos, o Crefito9 iniciou levantamento das necessidades dos profissionais Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais das unidades que são referência ao atendimento da Covid-19, em especial os serviços públicos.  “Esperamos entregar esses protetores o mais breve possível confirmou", Dra Ingridh.

Importante ressaltar que esse projeto conta com a doação de matéria-prima como folhas de acetato e com trabalho voluntário de professores e alunos, sob a coordenação do professor e arquiteto Maurício Guimarães de Oliveira. Ele contou um pouco do desafio de produzir esse insumo, tão escasso como os demais equipamentos de proteção individual, não só em Mato Grosso como no país, mas com a colaboração e voluntariado de muitos, o projeto já conseguiu produzir mais de 1700 equipamentos.

Também estão sendo testados pelo laboratório vários protótipos de ventiladores mecânicos emergenciais, com orientação de profissionais da saúde, seguindo normas técnicas internacionais, bem como a manutenção e reparo da mecatrônica dos equipamentos que encontram-se desativados, em parceria com o Hospital Universitário Júlio Muller. A expectativa é iniciar a produção dos ventiladores pulmonares em 30 dias, para distribuição aos hospitais públicos.

“Ações como essas são inspiradoras, no momento de crise, encontrar soluções criativas, de baixo custo e com uma grande importância para a segurança e proteção dos profissionais Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais que estão na linha de frente do enfrentamento ao Covid-19”, comentou a presidente do Crefito 9.

 


Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossas Política de Privacidade e Política de Cookies.

Entendi e Fechar
Precisa de ajuda? Converse conosco