O encontro aconteceu nesta quarta-feira (06.04), na sede do Crefito-9, em Cuiabá
Publicado em: 07 ABR 2022 às 09:20
Assessoria de imprensa Crefito-9 – Larissa Klein
Os Conselhos Profissionais da área da saúde se reuniram nesta quarta-feira (06.04), para votar a titularidade e a suplência para representação no Conselho Estadual de Saúde (CES/MT) da Secretária Estadual de Saúde de Mato Grosso Biênio 2022-2024. O encontro aconteceu na sede do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região (Crefito-9), em Cuiabá.
Participaram da reunião a presidente do Crefito-9, Ingridh Farina, a vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren/MT), Ana Carolina Camargo, a vice-presidente do Conselho Regional de Serviço Social - 20ª Região (Cress/MT), Flávia Tereza do Nascimento, o presidente do Conselho Regional de Educação Física da 17ª Região do Estado de Mato Grosso (CREF-17/MT), Edson Luiz Manfrin, a vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso (CRF/MT), Cristina Aparecida F. Reis, o representante do CREF-17 e Conselho Nacional de Saúde/MT, Carlos Alberto Eilert, o convidado do CRF/MT, Alexandre Henrique Magalhães, o presidente do Conselho Regional de Psicologia 18ª Região MT (CRP-18), Gabriel Henrique P. de Figueiredo e o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso (CRMV-MT), Roberto Renato Pinheiro da Silva.
Em votação realizado pelos presentes foi definido que as entidades titulares serão: Crefito-9, CRF/MT, Coren/MT, Cress/MT e os suplentes: CRMV/MT, CREF-17, CRP-18, e o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO/MT).
Segundo a presidente do Crefito-9, Ingridh Farina, a reunião foi marcante não só pela escolha dos representantes, mas também pela volta dos encontros presenciais após dois anos de pandemia. “Foi uma reunião harmoniosa, produtiva em que definimos a renovação dos conselheiros, com o Crefito titular em mais um mandato. Além disso, definimos a reativação do Fórum das Profissões de Saúde, mais uma ação na busca da defesa da população, de um serviço publico de saúde de qualidade”, disse.
O conselheiro do CRF/MT, Alexandre Henrique Magalhães, que representou a entidade no Conselho Estadual de Saúde, ocupando o cargo de vice-presidente, também destacou que foi uma reunião muito rica. “É preciso ter uma unidade entre os Conselhos da área da saúde para ter uma melhor articulação e encaminhamento das atividades junto ao Conselho Estadual e junto as políticas públicas de saúde como um todo e não só no controle social”, afirmou.
Para a vice-presidente do Coren/MT, Ana Carolina Camargo, é muto importante os Conselhos da área de saúde sempre se reunirem. “Apesar dos encontros onlines, sabemos que essa retomada dos eventos presenciais será crucial para saúde como um todo. Além disso, é um momento de troca, em que a gente consegue entender a individualidade de cada Conselho e os anseios coletivos para traçar os planos para 2022”, pontuou.
Mesmo pensamento da vice-presidente do CRESS/MT, Flávia Tereza do Nascimento. “O Cress tem como uma de suas atribuições participar do controle social, seja nos espaços municipais ou estadual, então participar de Conselhos como da saúde é algo muito importante para nós. Vamos trabalhar juntos para levar as demandas da nossa categoria e da população”, finalizou.
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossas Política de Privacidade e Política de Cookies.
Entendi e Fechar