O curso orientou sobre a importância e a necessidade de um sistema de controle de riscos, com foco em uma unidade centralizadora de controle interno
Publicado em: 17 MAR 2022 às 09:20
Assessoria de imprensa Crefito-9 – Larissa Klein
Com o objetivo de aprimorar as atividades de controle e auditoria interno colaboradores do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região (Crefito-9) participaram nesta terça e quarta-feira (15 e 16.03), do curso “Controle interno e Auditoria interna nos Conselhos Profissionais”, em Brasília (DF).
O objetivo foi orientar sobre a importância e a necessidade de um sistema de controle de riscos, com foco em uma unidade centralizadora de controle interno, inserida na estrutura organizacional, para permitir o controle preventivo e orientador. Desta maneira evitando erros, desperdícios e irregularidades antes de sua ocorrência ou mesmo antes da atuação da 3ª linha (auditora interna).
Diversos pontos foram debatidos entre eles: a diferença entre as unidades de controladoria e de auditoria interna e a atuação de ambas sobre todos os atores e setores de uma autarquia profissional, abrangendo gestão de pessoal, contábil-financeira, de tecnologia da informação, de aquisições, legal e de riscos por processo permanente.
Para o controlador e T.I. do Crefito-9, Attair Batista da Silva, o treinamento trouxe um conteúdo precioso, que mostrou caminhos de como aprimorar a governança no conselho. “Como controlador, será um grande desafio colocar em prática e melhorar o que já existe. Uma tarefa que requer mudanças que vão impactar os diversos processos de trabalhados dos setores, mudanças positivas, trazendo mecanismos de liderança, estratégia, controle e oferecendo um apoio adequado a alta administração”, aponta.
A procuradora jurídica do Crefito-9, Juliana Gadomski Chaves, também endossou que o treinamento foi sensacional, voltado 100% aos conselhos profissionais. “Demonstraram com a parte teórica, técnica e boas práticas que é possível implementar a governança independente do tamanho do conselho, claro dentro de sua realidade”, afirma.
E para finalizar a contadora do Crefito-9, Sandra Regina Silva, destacou que o curso agregou conhecimento e também atualizou sobre os procedimentos e atividades que são desenvolvidas no Crefito-9. “Alguns exemplos e situações apontadas no curso o Conselho já cumpre, mas serão necessárias atualizações. Realmente foi um curso muito instrutivo, com vários procedimentos, papéis e regulamentações e exemplos que trouxeram as realidade dos Conselhos de classe”.
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossas Política de Privacidade e Política de Cookies.
Entendi e Fechar