Publicado em: 21 OUT 2019 às 13:30:00
O cinquentenário do Decreto Lei nº 938/1969, que regulamentou a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional no Brasil e os 25 anos de criação do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região (CREFIFTO-9) foram celebrados em Sessão Solene na Câmara Municipal de Cuiabá nessa sexta-feira (18/10).
Proposta pelo vereador Renivaldo Nascimento (PSDB), a Sessão foi prestigiada por profissionais e acadêmicos. Os pioneiros da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional em Mato Grosso foram homenageados com Moção de Aplausos em reconhecimento à trajetória de sucesso e ao destaque em seu campo de atuação.
A presidente do CREFITO-9, Dra. Ingridh Farina Silva, destacou que a regulamentação das profissões em 1969 não foi apenas um ato político e sim fruto de mobilização e de organização social dos profissionais que já atuavam no Brasil há muito anos.
“A Fisioterapia e a Terapia Ocupacional são profissões grandes, já somos 3500 profissionais no estado. Ao longo destes 50 anos evoluímos muito, tanto tecnicamente quanto cientificamente. Saímos de uma profissão prática, técnica passamos para uma profissão de nível superior e hoje somos profissionais de primeiro contato. Temos 15 especialidades reconhecidas na Fisioterapia e sete na Terapia Ocupacional, a diversidade e leque de atuação dessas duas profissões é muito grande, são duas profissões extremamente importantes para a qualidade de vida do brasileiro”, reforçou a presidente em seu discurso.
A primeira Terapeuta Ocupacional de Mato Grosso, Dra. Netié Asvolinsque Howard, portadora do registro profissional nº 37, foi uma das homenageadas e lembrou de um dos grandes desafios das profissões, fundar o centro de reabilitação em Cuiabá.
“Em 1975 propus ao governador a montagem do primeiro Centro de Reabilitação do Norte e do Centro Oeste do Brasil. Fui em busca de fisioterapeutas, médicos, psicólogos e outros profissionais para conseguir montar o centro, enfrentamos preconceitos, afinal ninguém sabia o que era reabilitação, tivemos que encontrar 100 pacientes que necessitavam de cuidados para convencer o governador dessa necessidade e conseguimos. Hoje o Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa é referência”.
Para o vereador Renivaldo Nascimento (PSBD), “esta homenagem é muito mais que merecida, uma vez que os profissionais trabalham na prevenção e com a promoção de saúde, buscando restaurar a saúde física e a reintegração do indivíduo na sociedade. Escolhemos oito profissionais para receber a Moção de Aplausos, mas nossa vontade era homenagear todos que se dedicam a estas profissões tão lindas, por isso sintam-se todos agraciados”.
Fonte: Assessoria de Comunicação CREFITO-9
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossas Política de Privacidade e Política de Cookies.
Entendi e Fechar