'

Notícias



10 Jun

Balanço da Fiscalização do Crefito-9 durante a pandemia: Esforços para enfrentamento da Covid-19


Publicado em: 10 JUN 2020 às 11:39:00

Comunicação Crefito-9

Disque Denúncia WhatsApp: (65) 98137-1351

 

Com a chegada da Covid-19 em Mato Grosso, o Defis do Crefito-9 entrou em estado de alerta, e todas as estratégias e programações foram focadas nas ações de combate, e fiscalização prioritariamente nos serviços que compunham o plano de enfrentamento da Covid-19. Protocolos e check-lists foram revisitados; mapas, levantamento de dados e investimento em tecnologia para dar suporte às ações, sobretudo voltadas à segurança dos profissionais.  

 

Nesta primeira fase todos os hospitais públicos e privados da rede de referência para o atendimento a Covid-19 foram vistoriados pela equipe.

 

Acompanhe os números:

 

Somente neste período de pandemia o DEFIS já esteve em

13 municípios de Mato Grosso,

Fiscalizou 100% dos Hospitais Públicos e Privados de referência ao Covid-19.

22 Hospitais Fiscalizados,

19 UTI´s fiscalizadas,

Emitiu 13 Auto de Infração e 51 irregularidades foram constatadas com representações formais ao MPE, MPT, MS, Anvisa entre outros órgãos.

 

Das principais irregularidades constatadas nesta primeira fase de fiscalizações: relacionadas ao trabalho: número insuficiente de fisioterapeutas nas equipes; condições precárias sanitárias de locais de descanso; jornadas extenuantes; escalas sem respeitar parâmetros assistenciais; Não recebimento de insalubridade total; Falta de EPIs, EPIs inadequadas e ou insuficientes, Falta de treinamento/capacitação em serviço dos protocolos da Covid-19, falta de equipamentos como sistema fechado de aspiração; ventiladores antigos, falta de filtros adequados, filtro hepa, leitos incompletos, UTI sem Coordenador Fisioterapeuta, Coordenadores sem Título de Especialista, baixa cobertura assistencial não respeitando o mínimo de 18 horas, ausência de Responsáveis Técnicos, ausência de Prontuários ou a evolução obrigatória destes, entre outros. 

 

Desde o início da Pandemia, o DEFIS disponibilizou um número de Whatsapp para facilitar o recebimento de denúncias e agilizar as irregularidades enviadas ao conselho.

 

Vale relembrar que os Responsáveis Técnicos ou Coordenadores Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais das Unidades de Saúde Públicas ou Privadas tem o dever de garantir que os Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais tenham a sua disposição equipamentos de proteção individuais (EPIs) necessários durante a pandemia causada pela Covid-19 desta forma devem denunciar já que se trata de risco ocupacional.

 

 “Ampliamos os canais de comunicação, vamos intensificar as fiscalizações protetivas e de condições de trabalho dos nossos profissionais, não podemos perder nossa força de trabalho e nem permitir que adoeçam por falta de cuidados ou prevenção. O vírus está circulando entre nós e temos que proteger os que estão em maior contato, por isso denuncie ao Conselho qualquer anormalidade para que estejamos juntos até o final”, esclarece Ingridh Farina, Presidente do Crefito-9.

 

Canais de Comunicação do Departamento de Fiscalização do Crefito-9:

 

Site: https://www.crefito9.org.br/denuncia/

 

Whatsapp: (65) 98137-1351

 


Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossas Política de Privacidade e Política de Cookies.

Entendi e Fechar
Precisa de ajuda? Converse conosco