O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região (Crefito9) está comemorando mais um avanço para a profissão. Em reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira (11.07), a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou o fim da limitação do número de consultas e sessões com terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.
Conforme divulgado pelo governo federal, a medida vale para os usuários de planos de saúde com qualquer doença ou condição de saúde listada pela Organização Mundial de Saúde, como, por exemplo, paralisia cerebral, síndrome de Down e esquizofrenia.
A nova resolução normativa será publicada no Diário Oficial da União e passará a valer a partir de 1º de agosto de 2022.
Com a alteração, o fim do limite de consultas e sessões com esses profissionais passa a ser válido para pacientes com qualquer diagnóstico, de acordo com a indicação do médico assistente.
“Essa ação da ANS como agência reguladora é de extrema importância no reconhecimento da necessidade vital da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional para a vida e qualidade de vida dos usuários de planos de saúde, em especial para os tratamentos de longa duração”, afirmou a presidente do Crefito9, Dra Ingridh Farina.