Crefito 9 cumpre agenda em Rondonopolis

Luana Ogiwara
Crefito 9

Em agenda nesta terça-feira (3) com a Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis o Crefito9, visitou o centro especializado de reabilitação (CER II) do município, um dos sete CERS do estado de Mato Grosso, acompanhada da coordenadora da unidade, Dra. Darla Cristina Piato.

As visitas aos CER II tem o objetivo de constatar não só as condições de atendimento a população mas também as ações previstas na política de incentivo ao município. Também foi discutido com a unidade,  a rede de reabilitação, demanda reprimida, e acesso. O centro atualmente recebe pacientes de mais de 19 municípios do entorno, contando com atendimento multiprofissional que inclui fisioterapia e terapia ocupacional.

A organização está se preparando para em breve se credenciar como CER III, e mudar-se para uma nova sede e um novo espaço preparado, adequado para todas as pessoas que precisam de atendimentos de fisioterapia e terapia ocupacional. O centro faz parte do programa do governo federal Saúde Sem Limites, que tem como objetivo principal ampliar o acesso e a qualidade dos serviços de reabilitação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

No inicio da tarde a presidente do (Crefito-9), Dra. Ingridh Farina da Silva, reuniu-se com o   secretario municipal de saúde de Rondonópolis Dr. Alfredo Vinicius Amoroso, o subsecretário, Dr. Hélio Garcia Neto, a Coordenadora do Centro Especializado de Reabilitação (CER II), Dra. Darla Cristina Piato. e Dr. Luciano Muchagata,  vinculado as unidades hospitalares e a pauta foi reabilitação pós-Covid-19. Foi discutida as condições do CER, a necessidade de ampliação de oferta de serviços de reabilitação do município, a centralização do CER II e a  implantação de  centro de triagem de pacientes, além da necessidade de regulação dos pacientes para reabilitação na alta hospitalar, via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). Crefito9 propôs ainda a descentralização da reabilitação após a triagem para as unidades básicas de saúde (UBS).

Para a Presidente do Crefito 9, Dra. Ingridh Farina da Silva, as reuniões foram bem produtivas. “Essas visitas realizadas no município de Rondonópolis, fazem parte de visitas já programadas para acontecer durante todo esse ano nos CER do estado, e temos como objetivo  de fortalecer a política do Viver Sem Limites, e propor soluções para as gestões com relação a nova demanda dos pacientes pós-Covid-19, reforçando ainda mais a necessidade da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional na atenção primária onde o paciente está.

Portal Transparência
Boletim Informativo Cartilha de Controle Social Estágio Não Obrigatório De carona com o fiscal

AGENDA DE EVENTOS

MAIS EVENTOS >

O Crefito-9 é mero divulgador do conteúdo publicado aqui: não nos restando responsabilidade, compromisso ou parceria com as publicações.

ENQUETE

Como garantir valorização e dignidade profissional?

Mudanças da legislação

União da categoria

Evitar privatização do SUS

CAMPANHAS E SERVIÇOS DO COFFITO

Transparência Fale Conosco Ouvidoria
Copyright © 2019 CREFITO-9 - CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 9ª REGIÃO